Exposição no MuMA quebra divisões de condições sociais

Se criar uma obra de arte é algo complexo, imagine a experiência de fazer isso em conjunto com outra pessoa, e que tenha uma realidade social distinta da sua. O resultado deste trabalho pode ser visto até domingo (15), na exposição “No espaço entre nós”, que acontece no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural, em Curitiba.

A proposta da exposição era reunir telas da autoria de adolescentes de 12 a 15 anos, da favela e da classe média. Em duplas, os jovens criaram sem se conhecer pessoalmente, com a tela indo e voltando para que um desse continuidade ao que foi feito pelo outro.

Ao todo foram compostas 36 mandalas, e os grupos de origens distintas só se conheceram na primeira exposição, em agosto do ano passado, no Museu da República, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi do arte-educador Helio Rodrigues, que instigou os jovens a refletir a partir de três questões: Como eu trato as distâncias (sociais, econômicas) que nos separam? O que pode me aproximar do “outro” aparentemente tão diferente de mim? Como posso pensar ou solucionar com arte o espaço vazio que existe entre nós? [ … ]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?

Agradecemos a sua mensagem!