Propostas artístico-pedagógicas para o desenvolvimento artístico, social e emocional de crianças e adolescentes
Utilização das propostas de Arte-Educação pelas Práticas Reflexivas que foram desenvolvidas pelo Arte-Educador Helio Rodrigues por mais de 40 anos, que possibilita desenvolver e fortalecer as cognições formais e criativas das crianças e adolescentes.
Programação Artística
As técnicas artísticas que são sugeridas podem ser em grupo, duplas ou individuais e dependem do interesse demonstrado por cada aluno. As propostas que veiculam essas atividades são pensadas a partir da observação e a consequente reflexão do professor, que sempre deve considerar o tempo e o processo evolutivo de cada um.
Desenho
> Lápis grafite e cor, nanquim, carvão, pastel oleoso e seco;
Gravura
> Madeira, isopor, linóleo;
Pintura
> Acrílica, guache, aquarela, têmpera de ovo;
Monotipia
> Guache, talho doce;
Escultura
> Argila, gesso, arame;
Modelagem
> Argila, papel machê;
Colagem
> Papel, tecido, sucata;
Animação
> Desenho, objetos, massas, recortes, barbantes;
Programação Artística
O curso possui 8 principais propósitos:
Fortalecimento do Eu individual
– Desenvolver a autoestima e formação de um sujeito. O fortalecimento do EU, pode ser chamado de auto nutrição e é a base que permeia e estrutura todas as outras aquisições que se seguem no programa.
Fortalecimento do Eu social
– Autorreconhecimento, condição que é favorecida quando um indivíduo passa a ser reconhecido pelo outro. Ampliação dos conhecimentos através das relações sociais e o exercício do pensamento e da opinião no mundo externo a ele.
Sensibilidade
– Perceber e se interessar por si mesmo, pelo outro e pelo mundo. Condição que promove o respeito como um todo, além de ser fundamental para desenvolvimento criativo artístico e intelectual.
Relação Temporal
– Perceber e aprimorar as relações com o tempo. Reconhecimento do próprio tempo, o tempo do outro e do mundo. Favorece a localização não só no espaço físico como também no meio social. Quando um indivíduo está apropriado do tempo passa a ser capaz de pensar e projetar o próprio futuro.
Capacidade de Abstração
– Entrar em contato com as subjetividades que auxiliam nos processos de compreensão das metáforas, alimentam os processos cognitivos e enriquecem a linguagem verbal e artística.
Observação
– Promover a ampliação do olhar sobre o entorno físico e emocional, condição fundamental nos processos criativo e artístico.
Criatividade
– Reconhecer a própria singularidade. A criatividade fortalece e desenvolve a cognição e amplifica o poder de transformar e dar soluções.
Transformação
– Desenvolver a capacidade de mudar o olhar e a escuta sobre si mesmo e sobre o mundo externo. Transformar o ordinário, o comum e previsível em extraordinário. Para se ver por outros ângulos. Se assumir pertencente ao diverso. Desenvolver ações que transformem obstáculos em soluções.
"Quando um indivíduo se conecta com a arte também se conecta com ele mesmo e com o mundo.
Com sua característica democrática a arte absorve as diferenças e faz delas matéria prima para suas manifestações, porque é da diversidade que a arte se nutre, se desenvolve e faz surgir o extraordinário.
Uma boa educação artística na infância produz adultos competentes, mais humanos e criativos."
Helio Rodrigues
Informações Adicionais
Curso presencial de 1h por semana, durante todo o ano;
O tempo de duração do curso é indeterminado.
Turmas de crianças e adolescentes;
Esse trabalho respeita o amadurecimento e os interesses de cada aluno; por isso adotamos um número restrito de participantes por turma. As turmas são separadas por faixa etária;
O curso é ministrado por arte-educadoras e supervisionado pelo arte-educador Helio Rodrigues;
Também indicado para Educação Especial e Inclusiva;
No final de cada ano letivo, fazemos uma exposição virtual com os trabalhos dos alunos. Veja um exemplo abaixo:
Equipe
Coordenação e supervisão
Helio Rodrigues
Professores
Camila Grether
Lara Saraiva
Marina Issa
Jessica Bondarczuk