O curso busca estimular os participantes a refletir sobre questões relativas à estética e história da arte com base na análise de imagens e leitura de textos curtos que conectam arte, cultura e filosofia. Os participantes terão o apoio do professor para desenvolverem seus próprios projetos, e poderem assim melhor atender às especificidades de seus alunos.
Capacitar profissionais da educação e outros interessados a fazerem uso da estética e da história da arte como recurso para o desenvolvimento criativo, emocional e social de crianças e adolescentes.
Educadores – Artistas – Arte-Educadores – Público em geral
Leitura e discussão de textos. Projeção e análise de imagens. Buscaremos relacionar criativamente as ideias e imagens apresentadas, focando não apenas num conteúdo pré-estabelecido, mas sobretudo numa “dinâmica reflexiva” durante as aulas. Inspirados nos métodos do artista plástico e arte-educador Helio Rodrigues, buscaremos priorizar “ocorrências” que são características de cada turma.
Aula 1 – Apresentação do curso
Aula 2 – Da ideia de paisagem ao conceito de “belo”
Aula 3 – O “sublime”: natureza, abstração, transcendência
Aula 4 – Ruínas: inspiração romântica e metáfora artística
Aula 5 – Empatia visual e corporeidade
Aula 6 – Experiência espacial, cidade e memória
Aula 7 – O “olhar artístico”: distância e proximidade
Aula 8 – Arte moderna e pureza da forma
Aula 9 – “Panteísmo estético”, “ready-mades”, “objets trouvés”
Aula 10 – Debate final, discussão de propostas, fechamento
Duchamp, Marcel. “The Creative Act”, Convention of the American Federation of Arts, Houston, Apr. 1957.
___. “Apropos of ‘Readymades'”, Art of Assemblage symposium, Museum of Modern Art, New York, Oct. 1961.
Greenberg, Clement. “Towards a Newer Laocoön”, Partisan Review, July-August 1940.
___. “Modernist Painting” (Forum Lectures, “Voice of America”, Washington, DC, 1960), Art & Literature, n. 4, Spring 1965.
Ortega y Gasset, José. La deshumanización del arte y otros ensayos de estética, Madrid, Espasa Calpe, 1987.
Simmel, Georg. Philosophische Kultur, A. Kröner, Leipzig, 1919.
Wölfflin, Heinrich. Psychologie de l’architecture, Paris, Éd. Carré, 1996.
Worringer, Wilhelm. Abstraction and Empathy: A Contribution to the Psychology of Style, Ivan R. Dee, 1997.
– Além das aulas ministradas ao vivo uma vez por semana e os conteúdos disponibilizados na plataforma, os professores apoiam através da plataforma os alunos durante todo o curso;
– Os conteúdos das aulas são disponibilizados na plataforma do AAB e desenvolvidos nas aulas semanais via zoom;
– Professor Thomaz Simões.
Arquiteto e Urbanista (Universidade de Brasília)
Mestre em História da Cultura (Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro)
Doutor em História e Civilizações (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris)
É necessária a participação de no mínimo 70% do curso para recebimento do certificado.
Certificação emitida pelo Arte Ação Brasil com nível de extensão.
Este curso tem duração de 2,5 meses (22 horas), contendo:
Quartas de 19:00 às 20:30h – Aula ao vivo via Zoom
Não há pré-requisitos para realização deste curso.