Aulas práticas e teóricas que trazem reflexão sobre a subjetividade e sua importância na arte, assim como para o processo formal de aprendizagem.
O curso discute a colaboração dos acasos dentro dos processos criativos e fortalece o papel das ocorrências como recurso para argumentar as aulas.
O professor Helio Rodrigues traz uma leitura da fita de Moebius na qual ela pode ser vista como a representação reflexiva dos processos artísticos.
Rever os valores depositados sobre a subjetividade e objetividade, respectivamente. O poder contemporâneo do objeto sobre o sujeito, seus efeitos na vida e na educação.
Fortalecer a importância e a colaboração da arte para um pensar e agir mais legítimo e humanizado.
Ampliar o olhar e a escuta quando se observa não apenas os produtos mas também os processos artísticos infantis.
Conhecer um pouco das relações entre arte e vida tendo como ilustração e livre associação a fita do matemático (August Ferdinand) Moebius.
Profissionais da área de educação, arte, saúde e/ou interessados pelo processo de desenvolvimento infantil e adolescente.
[Arte-Educadores, Educadores, Artistas, Psicólogos, Arteterapeutas e Profissionais em Transição de Carreira.]
Tendo como princípio o valor dado às ocorrências colhidas em aula, a Dinâmica das Práticas Reflexivas, criada por Helio Rodrigues, são norteadoras do fazer e pensar arte-educacional praticado durante o curso.
Segundo o professor, “as ocorrências são organizadoras das nossas ações, fortalecem e ajudam a pensar as práticas arte-educacionais que trazemos para as aulas. Elas são importantes argumentos da linguagem artística.”
Os conteúdos abordados durante o curso são intencionalmente conectados entre si com auxílio das reflexões que os alunos são instigados a realizar. Também as práticas artísticas apresentadas fortalecem essas conexões, assim como auxiliam os alunos a se apropriarem com legitimidade dos recursos apresentados para não se tornarem meros repetidores.
Módulo 2 – Subjetividade e Arte-Educação
1. Subjetividade e Arte I
2. Subjetividade e Arte II
3. Os Acasos e a Arte
4. Ocorrência, Argumento para a Arte
5. Processo, Produto e Arte
6. A Fita de Moebius
São trabalhadas inúmeras técnicas artísticas como a pintura, gravura, colagem, modelagem, monotipia e escultura, porém essas técnicas são veiculadas por propostas criadas especialmente para estabelecer relação com o conteúdo teórico abordado em cada aula, ou seja, na aula “Os certos e errados na arte”, a proposta artística apresentada deverá instigar o aluno à reflexão sobre esse tema.
Depois de realizados, os trabalhos são postados pelos alunos para contemplação e trocas entre colegas, somadas a comentários gravados pelo professor, onde ele aborda questões pertinentes ao processo e produto que podem estar contidos naquela proposta em especial. A intenção não é apenas apresentar atividades, mas desenvolver o olhar e a revisão de conceitos estéticos, e assim preparar esses futuros profissionais para atuarem com maior respeito e consistência sobre os processos e produtos de seus alunos.
– Para realização das propostas, é necessário adquirir alguns materiais. Veja aqui a lista de materiais.
– Ministrado pelo professor Helio Rodrigues e professores assistentes apoiam os alunos durante todo curso.
A avaliação final do aluno é composta de: Participação no curso + Exercício Reflexivo.
Para ter uma boa avaliação, é importante assistir às aulas, ler os textos, realizar as propostas, interagir nos fóruns de discussão e fazer o exercício reflexivo que será apresentado.
Certificação emitida pelo Arte Ação Brasil e assinada pelo Helio Rodrigues com nível de extensão.
Este curso tem duração de 18 horas, contendo:
Obs: Recomendamos reservar em torno de 3h por semana para poder concluí-lo em 45 dias, porém todo conteúdo ficará disponível por 4 meses a partir da data de sua aquisição.
Realização do curso INTRODUÇÃO À ARTE-EDUCAÇÃO (Mód1).