OBJETIVOS DA PROPOSTA
- Ampliação, Desconstrução, Espaço, Foco, Inclusão, Limite, Observação, Ousadia, Reconstrução, Transformação
MATERIAIS
- Cola em bastão, materiais gráficos, papéis brancos, revistas, tintas
MATURIDADE
- A partir de 8 anos
Nº PARTICIPANTES
- Individual
TIPO
- Plástica
DESCRIÇÃO
São 5 momentos:
- Os alunos são instigados a produzirem colagens individuais que podem reunir variados fragmentos de imagens e/ou cores. Esses recortes podem ser rasgados com as mãos.
- Terminada a colagem, com uma moldura retrátil o aluno faz um enquadre de uma parte que considere a mais importante e que possa até ser chamada de coração da colagem. Contorna então esse enquadre com pilot preto. O pilot é apenas uma marcação, ao recortar a parte da colagem a marca do pilot deve desaparecer.
- Recorta e retira do todo essa parte e cola no centro de um outro papel. A parte colada precisa ser bem menor do que o papel que a recebe para que sobrem propositalmente áreas brancas à volta da colagem.
- Agora o aluno observa e procura linhas pertencentes a essa parte enquadrada e as estende com o movimento que quiser até a área branca do papel, podendo ir ou não até a sua margem.
- Com materiais gráficos e tintas disponíveis, cada aluno desenvolve e produz um novo trabalho tendo a colagem como coração da obra.
Sugestões:
- Para estimular a descoberta do “coração” da obra o educador(a) pode trazer a questão: “O que te parece mais importante no seu trabalho?” “Qual é a parte que não pode deixar de existir?”
- Além dos materiais gráficos, a aquarela pode ser uma tinta bem interessante para essa proposta.
- O educador(a) deve falar que as colagens podem ser abstratas e que não precisam seguir uma ordem, não devem ser descritivas e nem explicadas pelos autores.