OBJETIVOS DA PROPOSTA
- Ampliação, Desconstrução, Espaço, Experimentação, Foco, Identidade, Limite, Motricidade, Observação, Ousadia, Reconstrução, Tempo, Transformação
MATERIAIS
- Álcool absoluto, cotonetes, frasco com bico dosador, materiais gráficos, nanquim preto, papéis de desenho (40k)
MATURIDADE
- A partir de 4 anos
Nº PARTICIPANTES
- Individual
TIPO
- Plástica
DESCRIÇÃO
São 2 momentos:
- Cada aluno deposita livremente a mistura pronta de álcool e nanquim sobre uma folha de papel encorpada e em seguida movimenta o papel para dar alguma direção às manchas. Criam-se assim manchas em tons de cinza, do mais claro ao mais escuro.
- Cada aluno observa as formas, os “acasos” criados pelas manchas e, a partir delas os alunos fazem intervenções com auxílio de materiais gráficos ou apenas com bico de pena (ou palito de churrasco com algodão), utilizando-se nanquim preto.
Importante:
- É comum assistirmos crianças menores ou mesmo as maiores que não têm intimidade com experiências subjetivas, buscando “o que parece”. Isso é bastante natural já que a abstração ainda não foi desenvolvida ou está em processo. Já as crianças maiores que já tenham algum amadurecimento criativo, devem ser estimulados a não lidarem unicamente com a concretude e o conforto do “parece com” para ousarem na abstração.
- Ao invés de cotonetes, também pode-se trabalhar com palitos de “churrasco” e algodão na ponta, podendo fazer pontas mais finas e mais grossas para diferentes resultados.