OBJETIVOS DA PROPOSTA
- Desconstrução, Espaço, Experimentação, Limite, Motricidade, Reconstrução, Transformação
MATERIAIS
- Guache preto, lápis cera, lápis grafite 6B, nanquim preto, palitos de churrasco, papel branco
MATURIDADE
- A partir de 3 anos
Nº PARTICIPANTES
- Individual
TIPO
- Plástica
DESCRIÇÃO
São 3 momentos:
- Utilizando-se aleatoriamente lápis cera de várias cores, cada aluno preenche o máximo possível, da superfície de um papel de desenho.
- Em seguida com a ajuda de um pincel, o aluno cobre com nanquim ou guache preto todo o papel encerado com o lápis cera.
- Depois de seca a tinta, com a ajuda de um palito de churrasco o aluno desenha (risca) sobre a camada de tinta deixando surgir assim as cores do lápis cera que estão embaixo.
Sugestões:
- Esta é uma boa proposta para se trabalhar a ideia de “surgimento” do escuro para a luz, além de possibilitar que os alunos experimentem uma atividade que tem inicio na “desordem” de um rabiscar sem direção definida para em seguida, experimentar ações ordenadas e cuidadosas onde através da coordenação visomotora, procurando-se formas.
- Outra consideração importante é que essa atividade tem inicio na livre rabiscação, mas é em seguida “censurada” pelo próprio aluno, quando ele cobre com tinta preta a agitação promovida com lápis cera. No final as linhas criadas sobre o preto com uma ponta seca, fazem surgir de maneira mais organizada e valorizada as cores de lápis cera que foram cobertas pelo preto.