Bico de pena

OBJETIVOS DA PROPOSTA

  • Espaço, Experimentação, Foco, Limite, Motricidade


MATERIAIS

  • Bico de pena, nanquim colorido, nanquim preto, papel A3


MATURIDADE

  • A partir de 3 anos


Nº PARTICIPANTES

  • Individual


TIPO

  • Plástica


DESCRIÇÃO

A ideia é trabalhar o bico de pena tradicional (com efeitos a partir dos riscos e pontos).
Pode ser utilizado tanto para se obter um resultado simples, minimalista, ou mesmo como recurso para se trabalhar detalhes que podem demorar horas ou dias, dependendo da personalidade e evidentemente a idade e nível de concentração do aluno.

Crianças menores, entre 6 e 8 anos gostam de trabalhar essa técnica, em geral pela novidade que ela traz e de forma bem livre. Sugiro para eles, acrescentar o nanquim colorido como opção além do preto. Pode-se substituir o palito de churrasco pelo cotonete produzido (*).

Já os adolescentes, costumam se identificar com o nível de detalhamento que o bico de pena pode oferecer e que as tintas costumam dificultar.
Pode-se trabalhar o pontilhismo. Nesse caso, aumentando e reduzindo a quantidade de pontos num espaço ou forma.
Ainda, especialmente com adolescentes pode-se trabalhar uma técnica bastante tradicional, que busca os efeitos através de traços, pequenos ou grandes dependendo do que se quer.

Cada grupo de linhas é tratada primeiro numa única direção. Em seguida, outro grupo de linhas em outra direção sobrepõe o primeiro e assim consecutivamente. A cada nova direção que se sobrepõe a outra, o efeito é mais escuro. Pode-se trabalhar essa técnica dentro de uma forma, por exemplo. O mesmo princípio é o adotado no efeito pontilhista. Para mais escura, mais linhas ou pontos, mais clara menos linhas ou pontos.
Dessa maneira, somente os adolescentes têm condição de trabalhar.

(*) Para se produzir o cotonete, pegue um pouco de algodão e enrole na ponta do palito de churrasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?

Agradecemos a sua mensagem!