PROGRAMAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA ARTE-EDUCAÇÃO
(Módulo 6 - Online)

Com abordagens práticas e teóricas, este curso soma aos assuntos já abordados anteriormente conteúdos que facilitam uma ainda maior observação e avaliação dos alunos sobre variados pontos de vista pertinentes à arte-educação como são os processos de desenvolvimento gráfico, pictórico e corporal, além do diálogo que pode ser estabelecido entre a arte e comportamentos infantis e adolescentes que são considerados socialmente difíceis.

São apresentados subsídios para a construção objetiva de programas de aulas e sugestão de critérios de avaliação.

Considerando então que neste ponto o aluno reúne conhecimentos para a sua formação profissional, são então apresentadas informações para realização do trabalho de conclusão do curso (TCC).

Objetivos

Promover uma reflexão que aborde todos os conteúdos oferecidos nos módulos anteriores.

Estabelecer conexões entre conteúdos subjetivos que alicerçam as atuações humanas e criativas com conteúdos mais objetivos que são  agora mais claramente demonstrados.

Fortalecer os pontos do saber arte-educacional que fazem parte da arte-educação que foi aqui apresentada.

Compartilhar a ideia de que arte, assim como a educação são processos que dependem de uma constante nutrição encontrada nos estudos, pesquisas, investigações e reflexões. 

Lembrar que estamos frente a uma condição imprescindível para nos mantermos humanos e que não tem ponto final.

Público-alvo

Profissionais da área de educação, arte, saúde e/ou interessados pelo processo de desenvolvimento infantil e adolescente.
[Arte-Educadores, Educadores, Artistas, Psicólogos, Arteterapeutas e Profissionais em Transição de Carreira.]

Metodologia

Tendo como princípio o valor dado às ocorrências colhidas em aula, a  Dinâmica das Práticas Reflexivas,  criada por Helio Rodrigues, são norteadoras do fazer e pensar arte-educacional praticado durante o curso.

Segundo o professor, “as ocorrências são organizadoras das nossas ações, fortalecem e ajudam a pensar as práticas arte-educacionais que trazemos para as aulas. Elas são importantes argumentos da linguagem artística.”

Os conteúdos abordados durante o curso são intencionalmente conectados entre si com auxílio das reflexões que os alunos são instigados a realizar. Também as  práticas artísticas apresentadas fortalecem essas conexões,  assim como auxiliam os alunos a se apropriarem com legitimidade dos recursos apresentados para não se tornarem meros repetidores.

Conteúdo Programático

PARTE TEÓRICA

Módulo 6 – Programas e Critérios de Avaliação para Arte-Educação
     1. Observação e Práticas Arte-Educacionais
     2. TCC – Trabalho de Conclusão do Curso
     3. Legitimidade e Pertencimento
     4. O Lugar do Outro
     5. Alguns Sintomas e a Arte
     6. Simbioses
     7. Processo de Desenvolvimento Criativo I
     8. Processo de Desenvolvimento Criativo II
     9. Reflexões Finais

PARTE PRÁTICA

São trabalhadas inúmeras técnicas artísticas como a pintura, gravura, colagem, modelagem, monotipia e escultura, porém essas técnicas são veiculadas por propostas criadas especialmente para estabelecer relação com o conteúdo teórico abordado em cada aula, ou seja, na aula  “No lugar do outro”, a proposta artística apresentada deverá instigar o aluno à reflexão sobre esse tema.

Depois de realizados, os trabalhos são postados pelos alunos para contemplação e trocas  entre colegas, somadas a comentários gravados pelo professor, onde ele aborda questões pertinentes ao processo e produto que podem estar contidos naquela proposta em especial. A intenção não é apenas apresentar atividades, mas desenvolver o olhar e a revisão de conceitos estéticos, e assim preparar esses futuros profissionais para atuarem com maior respeito e consistência sobre os processos e produtos de seus alunos.

Informações

– Para realização das propostas, é necessário adquirir alguns materiais. Veja aqui a lista de materiais.
– Ministrado pelo professor Helio Rodrigues e professores assistentes apoiam os alunos durante todo curso.

Avaliação e Certificado

A avaliação final do aluno é feita considerando os 6 módulos do FORMAe, sendo  composta por: Participação no curso + Exercícios Reflexivos + 2 x TCC.

Para ter uma boa avaliação, é importante assistir às aulas, ler os textos, realizar as propostas,  interagir nos fóruns de discussão, fazer os exercícios reflexivos e o TCC.

Certificação emitida pelo Arte Ação Brasil com nível de especialização.

Duração

Este curso tem duração de 21 horas, contendo:

  • Videoaulas
  • Propostas Arte-Educacionais (Práticas)
  • Textos e Estudo de Casos
  • Trocas de Experiências
  • Trabalho final


Obs: Recomendamos reservar em torno de 
3h por semana para poder concluí-lo em 50 dias, porém todo conteúdo ficará disponível por 5 meses a partir da data de sua aquisição.

Pré-Requisitos

PROGRAMAS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA ARTE-EDUCAÇÃO (Mód.6)

R$ 580,00

Parcele sem juros no cartão Mastercard / Visa (via Paypal)

Curso Online - Disponibilidade Imediata

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE

O curso se desenvolve reunindo teoria, prática e reflexão com o propósito de facilitar a atuação de profissionais junto aos processos inclusivos, tendo as artes plásticas como ferramenta promotora de conexões entre cada indivíduo e o mundo.

As práticas experimentadas pelos participantes estão estruturadas por propósitos e devidamente justificadas. São também apresentados exercícios e recursos para que os participantes desenvolvam suas próprias propostas e assim possam melhor atender às especificidades de seus alunos.

Durante o curso, exploraremos a arte infantil não apenas como uma expressão de criatividade, mas como uma poderosa ferramenta para a compreensão do desenvolvimento infantil e a promoção do bem-estar emocional.

O curso oferece uma oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos e habilidades na interpretação de trabalhos artísticos infantis, com uma abordagem que integra arte, psicologia e educação.

Precisa de ajuda?

Agradecemos a sua mensagem!